terça-feira, 3 de novembro de 2009

Burn in e TV de plasma

TV de plasma tem imagem ótima, mas é preciso considerar que em uma TV de plasma o efeito Burn In é inevitável. Mas afinal, o que é o efeito Burn in? O Burn In é um problema que acarreta o desgaste da tela da TV de plasma, prejudicando a imagem. O problema é causado pela sequência de cenas fixas que são exibidas na tela e que acabam queimando imagem (burn). Ou seja, o próprio funcionamento normal da TV ocasiona desgaste do aparelho, deixando uma marcas na tela, caso a TV seja usada muito frequentemente ligadas. O efeito burn in fica maximizado quando o usuário utiliza o modo convencional 4:3 ao invés de usar o 16:9 (widescreen). O problema também fica evidente se você utilizar a sua TV Plasma para jogar videogames, já que as cenas dos jogos não são tão dinamicas quanto as de um filme.

Portanto, se você pensa em comprar uma TV Plasma, pesquise outros modelos como a TV LCD e a TV LED. E considere vantagens e desvantagens das tecnologias na hora da compra.

TV plasma ou LCD ? Qual Comprar ?

E agora? A TV ficou velha, queimou e você precisa de uma TV Nova. Mas qual TV comprar diante de um variedade existente nas lojas: TV a Plama, LCD, TV a LED. Sem falar nas opções que cada uma delas tem: Tamanha da Tela, HD Ready x Full HD, Frequência de funcionamento 60 Hz x 120 Hz, Capacidade de gravação, HDMI, Ambilight, Cor e principalmente o preço. Fica realmente difícil para o público escolher e acaba o preço sendo o grande diferencial, além é claro do 'feeling' do momento da compra da TV, o que acaba transformando o que poderia ser uma compra planejada em uma compra por impulso.

Em geral TVs de plasma apresentam a melhor imagem, com cores mais vivas e com contraste mais bem definido. No entanto, a tecnologia de TV de plasma tem seus problemas. Por exemplo, o efeito Burn In nas TVs de Plasma, ou seja, a tela
da TV de plasma pode ficar queimada (manchada) após horas seguidas com
imagens paradas, marcando a tela de uma forma nada discreta. Além disso, a TV de plasma foi projetada para exibir na tela o que tem de melhor somente quando o sinal é digital. Outra ameaça é a grande possibilidade de descontinuidade dessa tecnologia brevemente (nos países desenvolvidos não se encontra mais TVs de Plasma)

Já as TVs de LCD sofreram grande evolução. Antes este produto apresentava muitos ruídos. Por exemplo, a imagem ficava pixelada e apresentava baixo contraste. Mas hoje você encontra TVs de LCD ultrafinas ( no caso as TV de LED, que é um tipo de LCD) com qualidade excelente. Se há um problema sério a ser resolvido nas TV LCD este é a frequencia de funcionamento. Se há troca de frames muito rapidamente, como em filmes de muita ação, podem ocorrer pequenos congelamentos na imagem devido ao problema de refresh, principalmente naquelas TVs que funcionam na frequencia de 60 hz. TV de LED já funcionam em 120 Hz e no exterior é possível encontrar modelos ainda mais rápidos, que funcionam em 240 Hz, minimizando o problema.

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada