terça-feira, 9 de junho de 2009

Petrobras: sobre o Blog Fatos e Dados

1. Em relação a matéria publicada na edição de hoje, 07/06, no jornal O Globo, intitulada “Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas”, a companhia entende que não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no recém lançado blog Fatos e Dados.
2. Com efeito, a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública. Neste contexto não há espaço para informação sigilosa, como o verbo “vazar” utilizado no título pressupõe. Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser.
3. A publicação das respostas no blog, antes da decisão editorial de o jornal publicar ou não a reportagem em questão, reforça o objetivo da Petrobras de alcançar o máximo de transparência possível no relacionamento com seus públicos de interesse.
4. A agilidade no tratamento e no encaminhamento das respostas ao sempre legítimo questionamento da imprensa demonstra também o compromisso da Cia em prestar todos os esclarecimentos a ela solicitados.
5. A Petrobras tem liberdade para publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação porque é fonte e detentora dos dados disponibilizados. No campo jurídico, especialistas consultados reafirmam a legalidade de nossa decisão. Cabe-nos, entretanto, ressaltar que a medida não tem como objetivo prejudicar o trabalho dos jornalistas.
6. A iniciativa de criar o blog Fatos e Dados, na opinião da Petrobras, é um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real. A chamada blogosfera permite uma relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros, de maneira que a decisão sobre o que interessa de fato ao receptor seja por ele selecionada, na medida em que tem acesso a íntegra das perguntas e respostas.
7. Entende, ainda, a Petrobras que contribui com o avanço democrático ao possibilitar um diálogo mais profundo nessa complexa teia, composta por intermediários pulverizados e integrados em redes múltiplas.
8. Por fim, cabe ressaltar que o objetivo do blog é essencialmente dar transparência aos processos da Petrobras e não prejudicar o levantamento de fatos e dados de jornalistas. Ao contrário, a divulgação prévia poderá propiciar aos veículos, inclusive, que justifiquem mais tecnicamente suas legitimas posições editoriais. Quaisquer que sejam elas, desde que explicitamente opiniões, serão sempre legitimas no entendimento da Petrobras.

Blog da Petrobrás : Fatos e dados

A Petrobras criou seu blog da empresa onde apresenta fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Esta decisão criando muita polemica, principalmente entre os jornalistas, pois estes acusam
a petrobras de tentar intimidar a impresa ao divulgar as perguntas feitas pelos
jornalistas e as correspondente resposta da empresa.

Uma inovação deste blog é que ele vem publicando as perguntas que a empresa recebe dos diversos veículos jornalísticos e com as respectivas respostas, possibilitando ao público uma análise sobre tendências e se a edição dos veículos ignorou respostas importantes.

Até o momento foram divulgadas no blog da Petrobras questões de matérias sendo feitas por "O Globo", "Folha de S.Paulo" e "O Estado de S.Paulo". A medida fez os jornais questionarem a legalidade do procedimento.

Para a ANJ, trata-se de uma prática contra os princípios de liberdade de expressão e uma tentativa de intimidar jornais e jornalistas, pois, além de publicar os dados no blog, os e-mails de resposta da Petrobras incluiriam ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um "tratamento adequado".

Por outro lado, a Petrobras se justifica dizendo que a companhia acredita que não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no Blog Fatos e Dados.

Gabrielli minimizou queixas dos jornalistas de que a Petrobras estaria vazando informações, ao publicar os pedidos antes de as reportagens serem publicadas. Para o executivo, a Petrobras é a dona das informações, e tem o direito de definir suas divulgações.

Ele defendeu ainda que outras empresas passem a adotar procedimento semelhante. "Nós vamos revolucionar o jornalismo brasileiro", disse.

"A publicação das respostas no blog, antes da decisão editorial de o jornal publicar ou não a reportagem em questão, reforça o objetivo da Petrobras de alcançar o máximo de transparência possível no relacionamento com seus públicos de interesse".

Segundo a empresa, o objetivo do blog é apresentar dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa a respeito da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada no Senado para apurar supostas irregularidades envolvendo a estatal.

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada