terça-feira, 9 de junho de 2009

Blog da Petrobrás : Fatos e dados

A Petrobras criou seu blog da empresa onde apresenta fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Esta decisão criando muita polemica, principalmente entre os jornalistas, pois estes acusam
a petrobras de tentar intimidar a impresa ao divulgar as perguntas feitas pelos
jornalistas e as correspondente resposta da empresa.

Uma inovação deste blog é que ele vem publicando as perguntas que a empresa recebe dos diversos veículos jornalísticos e com as respectivas respostas, possibilitando ao público uma análise sobre tendências e se a edição dos veículos ignorou respostas importantes.

Até o momento foram divulgadas no blog da Petrobras questões de matérias sendo feitas por "O Globo", "Folha de S.Paulo" e "O Estado de S.Paulo". A medida fez os jornais questionarem a legalidade do procedimento.

Para a ANJ, trata-se de uma prática contra os princípios de liberdade de expressão e uma tentativa de intimidar jornais e jornalistas, pois, além de publicar os dados no blog, os e-mails de resposta da Petrobras incluiriam ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um "tratamento adequado".

Por outro lado, a Petrobras se justifica dizendo que a companhia acredita que não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no Blog Fatos e Dados.

Gabrielli minimizou queixas dos jornalistas de que a Petrobras estaria vazando informações, ao publicar os pedidos antes de as reportagens serem publicadas. Para o executivo, a Petrobras é a dona das informações, e tem o direito de definir suas divulgações.

Ele defendeu ainda que outras empresas passem a adotar procedimento semelhante. "Nós vamos revolucionar o jornalismo brasileiro", disse.

"A publicação das respostas no blog, antes da decisão editorial de o jornal publicar ou não a reportagem em questão, reforça o objetivo da Petrobras de alcançar o máximo de transparência possível no relacionamento com seus públicos de interesse".

Segundo a empresa, o objetivo do blog é apresentar dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa a respeito da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada no Senado para apurar supostas irregularidades envolvendo a estatal.

Nenhum comentário:

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada