quarta-feira, 3 de junho de 2009

Isolamento térmico EPS

O que é o "EPS" ou "ESFEROVITE" ?

O EPS (ou Esferovite), depois de expandido, é uma espuma rígida de poliestireno. É um produto para isolamento térmico, leve, branco, robusto, que resiste ao envelhecimento - mais do que qualquer outro material plástico moderno. É um material já largamente conhecido, que se tornou indispensável devido às suas excelentes qualidades. Oferece uma relação privilegiada e excelente entre o custo e o benefício.

O Esferovite tem uma importância crescente, devido à sua prolongada durabilidade e às exemplares qualidades de reciclagem, na nossa consciência cívica, tanto sob o ponto de vista ambiental como económico

A sua História:
Ao longo da História da Terra, sob gigantescas compressões, as matérias fósseis foram-se transmutando em petróleo. Contudo, para produzir todos os materiais plásticos, do petróleo presentemente extraído, bastam apenas 4%.

O EPS ou "Esferovite", descoberto nos anos 30 do século passado, só foi progressivamente desenvolvido a partir do poliestireno desde 1951.

A "sémola" (ou o “areão”) de poliestireno encerra gás pentano, cuja expansão é feita por injecção de vapor de água. É primeiramente transformada em “pérolas” ou esferas estanques num invólucro plástico de hidrocarboneto com 2% que ficam a conter 98% de ar e não têm qualquer efeito nocivo sobre a camada de ozono.

Poderá não ser ainda do conhecimento geral que o Esferovite é integral e repetidamente reciclável. Após terem sido esgotadas as oportunidades de reciclagem, o Esferovite (EPS) pode ser queimado, e a energia que liberta é equivalente à que necessitou para ser produzido. (Quando queimado em incineradoras não deixa qualquer resíduo).


Será útil recordar a distribuição dos combustíveis minerais (óleos): 35% destinam-se ao aquecimento, 29% ao tráfico, 22% para a indústria e para a electricidade e 7% para a indústria química, 4% dos quais para os plásticos.

Nenhum comentário:

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada