sábado, 8 de agosto de 2009

O que é ELA?

O que significa ELA?

ELA é a abreviatura de Esclerose Lateral Amiotrófica. Os primeiros sintomas são fraquesa nos músculos, evoluindo para a atrofia do músculo e comprometimento dos neurônios motores. A Esclerose significa endurecimento e cicatrização. Lateral refere-se ao endurecimento da porção lateral da medula espinhal.E amiotrófica é a fraqueza que resulta na atrofia do músculo. Ou seja, o volume real do tecido muscular diminui.

Qual a característica principal da esclerose lateral amiotrófica?
A degeneração progressiva dos neurônios motores no cérebro (neurônios motores superiores) e na medula espinhal (neurônios motores inferiores), ou seja, estes neurônios perdem sua capacidade de funcionar adequadamente (transmitir os impulsos nervosos).

O futebol pode ser um fator de risco para o aparecimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurológica caracterizada por fraqueza e atrofia muscular, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Turim. "Em nosso estudo examinamos dados relativos a jogadores das séries A e B italianas, entre 1970 e 2006, com um total de 7.325 jogadores entre 18 e 69 anos", explicou Adriano Chiò, responsável pelo centro ELA do departamento de Neurociência da Universidade de Turim.

Os ex-jogadores de futebol Roberto Baggio e Ruud Gullit pretendem ajudar o ex-companheiro de time Stefano Borgonovo e entrar na luta contra a Doença de Lou Gehrig. Borgonovo, que jogou com Baggio pela Fiorentina e com Gullit no Milan, sofre de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) desde 2005.

Nenhum comentário:

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget