quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bancos no Brasil

Essa história é muito conhecida no Brasil. Você nunca foi procurado por um banco, mesmo que por telefone, para comprar algum serviço oferecido pelo banco, como seguros, previdência, cartão de crédito, abertura de conta corrente? Isso realmente é muito comum, até porque para
a abertura de uma conta corrente, é necessário apenas preencher a ficha-proposta de abertura de conta e apresentar alguns documentos. É claro, dispor de quantia mínima, caso exigida pelo banco. Hoje em dia até pessoas menores de idade podem ser titular de conta bancária e o menor de 16 anos precisa apenas ser representado pelo pai, mãe ou responsável legal.

Mas você sabia que a legislação brasileira obriga bancos a passar informações sobre direitos e deveres do correntista e do banco. Por exemplo, o banco é obrigado a dar condições para fornecimento de talonário de cheques e a passar informação de que os cheques liquidados, uma vez microfilmados, poderão ser destruídos. Outro ponto importante, o banco é obrigado a disponibilizar tabelas de tarifas de serviços, incluindo a informação sobre serviços que não podem ser cobrados; Na verdade a lista de obrigações vai além, por isso é bom ler os contratos antes de assinar a abertura de uma conta corrente, seja lá com que banco for.

Nenhum comentário:

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada