sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Blecaute ou Barbeiragem?

Vento coisa nenhuma, raio coisa nenhuma. O próprio ELAT garantiu que os raios passaram longe das estações de transmissão de energia e as torres e outros dispositivos tem proteção contra raios de até 100 kVA.

O meu ponto de vista é muito simples. Quando você liga muitos aparelhos na mesma tomada o que acontece? Esquenta tudo e cai a chave de luz, certo? Quando você coloca uma usina a produzir a todo vapor, o que acontece? Algo esquenta e cai. E pior, quando uma grande linha de transmissão cai e provoca uma rejeição de carga, o gerador da usina hidrelétrica tende a acelerar. Para evitar pane em cadeia no sistema, o gerador tem de ser desligado. É como você tirar toneladas de peso de um caminha Scania, o motor automaticamente impulsiona o veículo devido a ausência do peso.

"Raios, ventos e chuvas fortes", causas apontadas pelo ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para o apagão de terça, são meras desculpas para serem coladas em nossas testas como sinônimos de trouxas.

O fato é que colocar as 18 turbinas de Itaipu (11.850 megawatts) em funcionamento sobrecarregou e fragilizou as linhas de transmissão. Isso me parece uma barbeiragem do governo Lula, talvez pelo lado financeiro signifique apenas ganância. O fato é que o sistema hidrelétrico é uma cascata de usinas, e Itaipu é a última da série do Paraná. Por isso é possível "maximizar a geração a jusante" ou seja, uma vez que o lago de Itaipu está cheio o ideal é estocar energia nas outras usinas, ou seja, estocar água para geração futura e abrir ao máximo as comportas de Itaipu.

O problema foi que esqueceram que Itaipu está velhinha para suportar carga máxima e ao meu ver foi este o problema desta vez. Quiseram maximizar o lucro para 2009 e 2010, apostaram no otimismo e o Blecaute ocorreu. Agora é preciso achar um culpado. O raio não muito certo, pois não colou. Agora o lance é culpar a direção de Itaipu por ter gerado mais energia que o planejado. Não seria a culpa do superávit primário? Ou seja, gastar o menos possível na geração de energia para sobrar mais uns bilhões dinheiro no final de 2010 e assim atingir as metas? Nesse caso, a culpa não seria do próprio governo Lula? São questões importantes...

Nenhum comentário:

Busca

Pesquisa personalizada

Popular Posts

google search

Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget